Como funciona o Seguro de Vida, Coberturas e Tabela de Preços.

Como funciona o Seguro de Vida, Coberturas e Tabela de Preços.

Atualizado: Jun 3

O seguro de vida é um contrato que você faz com uma seguradora para garantir proteção financeira para seus familiares e/ou pessoas que dependem de você, no caso de sua falta. É um seguro que também pode beneficiá-lo diretamente, no caso de invalidez permanente ou de uma doença grave, por exemplo. O contrato deste tipo de seguro possui obrigatoriamente a cobertura para o risco de morte, ocorrida por causa natural ou acidental, ou quando se tratar de cobertura por sobrevivência, encontrada em planos de caráter previdenciário (indenização paga de uma só vez ou sob a forma de renda, caso o segurado sobreviva ao período estipulado na apólice do seguro de vida).


A cobertura principal e obrigatória do seguro de vida (contra o risco de morte) pode ter garantias complementares previstas no seguro de pessoas. Isso é possível porque o seguro de vida faz parte do seguro de pessoas. Este possui diversas coberturas: morte, invalidez por acidente, invalidez funcional permanente por doença, invalidez laborativa permanente por doença, doenças graves, diária por internação hospitalar, diária de incapacidade temporária, desemprego e perda de renda, entre outras.


Todas essas coberturas ainda podem ser combinadas de tal forma que resultarão em produtos específicos, como os seguros viagem, prestamista e educacional.




Qual é a diferença entre seguro de pessoas e seguro de vida?


O seguro de pessoas reúne diversas coberturas, que podem ser contratadas em conjunto ou separadamente, tais como: morte natural, morte acidental, invalidez permanente por acidente, invalidez funcional permanente por doença, doenças graves, diária por incapacidade temporária, despesas médicas, hospitalares e odontológicas, diária por internação hospitalar, etc.

Dentre o conjunto de coberturas do seguro de pessoas, destaca-se a destinada para o risco de morte. Neste caso, trata-se do seguro de vida condicionado obrigatoriamente à cobertura de morte, por causas naturais ou acidentais.


Inversamente, também no seguro de pessoas, há as coberturas por sobrevivência que garantem o pagamento do capital segurado, pela sobrevivência do segurado ao período de diferimento contratado, ou pela compra, mediante pagamento único, de renda imediata, que pode ser vitalicia ou temporária.


No seguro dotal misto, por exemplo, combinam-se as duas coberturas - de morte e de sobrevivência. Esse seguro garante um capital contratado a ser pago ao segurado em função da sua sobrevivência ao período de diferimento ou a ser pago aos beneficiários do segurado em função de sua morte ocorrida durante aquele período.



Qual é a diferença entre cobertura de morte e cobertura de morte por acidente?


A diferença básica entre essas duas coberturas é que a primeira (morte) garante indenização em caso de falecimento, quer tenha ocorrido por causa natural ou acidental, enquanto a cobertura de morte por acidente, como o nome diz, é válida somente para o caso de morte causada por acidente coberto pelo plano. Isso faz com que ambos também tenham preços diferenciados. Como a cobertura de morte é mais ampla maior é o risco para a seguradora. Sendo assim, o seu custo tende a ser superior ao da cobertura de morte por acidente.


Quais são as coberturas do seguro de vida?


As coberturas mais comuns são:

  • Morte

  • Morte por acidente

  • Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente (IPA)

  • Invalidez permanente total por acidente (IPTA)

  • Invalidez Permanente por Acidente Majorada (IPAM)

  • Invalidez Funcional Permanente Total por Doença (IFPD)

  • Invalidez Laborativa Permanente Total por Doença (ILPD)

  • Despesas Médicas, Hospitalares e Odontológicas (DMHO)

  • Diárias de Incapacidade Temporária (DIT)

  • Diárias por Internação Hospitalar (DIH)

  • Doenças Graves (DG)

A partir da combinação dessas coberturas existem produtos específicos, entre os quais destacam-se os seguros: prestamista, educacional, viagem, habitacional e dotal.


Para fazer uma cotação de Seguro de Vida para você, sua família e/ou sua empresa clique aqui.



Fonte: https://www.tudosobreseguros.org.br


0 visualização

Rua Portugal 5, Edifício Status Sala 405, Comércio.  Salvador/BA

Central de Atendimento: (71) 3389-3817